Espiritismo - Um Convite à Ação

Mario Paulo V. Rodrigues *                                                              

É muito comum observarmos a revolta de algumas pessoas diante de determinadas situações, não aceitando a realidade dos fatos apresentados. Gostariam que a vida transcorresse da forma que suas ilusões acreditam como seria a melhor, e quando essa situação não acontece chegam até ao absurdo de considerar Deus injusto.
Agindo dessa forma transformam a vida em um verdadeiro tormento duelando inutilmente com as situações, gerando nelas mesmas ou, por vezes, nas pessoas com as quais convivem um enorme desgaste emocional por essa não aceitação da realidade.
É nesse estágio de perturbação que perdem a lucidez, a fé, a confiança e se deixam conduzir pelo pessimismo, se colocando para baixo como se fossem vítimas de um deus tirano e punitivo, se esquecendo que todos nós somos fortes e capazes de passar pelas circunstâncias que nos são apresentadas obtendo com isso grandes aprendizados. Não existem problemas, existem desafios a serem superados.

Para obtermos esse aprendizado temos que estar dispostos, abertos para a vida não nos permitindo ficar fechados no pessimismo. No pessimismo nos depreciamos e fechamos o fluxo às energias que provêm da espiritualidade, do amor de Deus.
Espiritismo é ação, portanto, um convite permanente a conquistarmos o progresso, a evolução através da nossa transformação interior,do nosso fortalecimento espiritual e principalmente através do auto-conhecimento.

Com essas ferramentas obtemos uma maior compreensão da vida, vemos as situações de uma forma mais clara e solidificamos em nós a fé, não a fé cega e sim a fé raciocinada, esse divino instrumento que nos traz a paz de espírito, tão necessária ao nosso bem estar. Mas, não uma paz estática e sim a paz dinâmica, ativa que traz a segurança; a confiança para podermos vencer com cada vez mais facilidades os desafios da vida, obtermos o maior número de aprendizados que existem por detrás de cada lição e assim nos tornarmos pessoas mais felizes, mais lúcidas e amorosas subindo cada vez mais estágios rumo à evolução.

“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis repouso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”
Mt – 11:28 a 30

Sugestão para leitura: 
O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. V e VI;
O Livro dos Espíritos – Questões 258 a 273

*Mario Paulo Ventura Rodrigues é estudante da Doutrina Espírita, tendo freqüentado diversas casas espíritas na cidade de São Paulo. É colaborador do site www.espiritismoemdebate.com.br

Direitos Solidários - Permitida a reprodução desde que citada a fonte - Espiritismo em Debate®


<<< Voltar para a página artigos