DEUS CASTIGA?

Mario Paulo V. Rodrigues
*

Neste final de 2004 o Mundo sofreu um grande impacto. Um terremoto de enormes proporções no fundo do mar produziu ondas gigantescas, com grande poder de destruição, que varreram do mapa diversas ilhas e praias paradisíacas causando desespero e dor. As imagens horríveis e impressionantes foram divulgadas em todo o Planeta com grande rapidez graças aos meios de comunicação cada vez mais avançados, causando grande comoção aos que as assistiram.

Diante de tais fatos muito devem ter se perguntado:
Como Deus permitiu tamanha desgraça?

Se Ele é tão bom nada podia fazer para impedir que isso acontecesse?

Será que Deus existe?

São questionamentos que à primeira vista podem ser considerados até infantis, porém compreensíveis de serem feitos em momentos de grande dor, ou diante de catástrofes vividas ou presenciadas.
E onde buscar as respostas?

Com certeza no Espiritismo, que mais uma vez se mostra atual nos trazendo a luz do esclarecimento através da observação dos fatos e do bom-senso.

Vejamos o que dizem os Espíritos:
Eles nos mostram que um dos atributos de Deus é a soberana justiça e bondade(1) e nada ocorre sem a sua permissão, pois é Ele quem estabelece todas as Leis do Universo(2).

Ou seja, todas as vicissitudes da vida, têm, pois uma causa, e, uma vez que Deus é justo, essa causa deve ser justa(3).

E onde se encontra a causa para tamanha destruição?

Os Espíritos, em sua sabedoria, nos trazem a seguinte orientação: que o objetivo da Humanidade ser atingida por flagelos destruidores tais como, peste, fome, intempéries, etc. é para faze-la avançar mais depressa, já que a destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos, que adquirem a cada nova existência um novo grau de perfeição. É preciso ver o fim para lhe apreciar os resultados... Esses transtornos são, freqüentemente, necessários para fazer alcançar, mais prontamente, uma ordem melhor de coisas, e em alguns anos o que exigiria séculos(4).

E isso é facilmente constatado. Nunca se observou uma rede de solidariedade com tamanha dimensão ser formada tão rapidamente. Entre o momento em que a onda (Tsunami) atingiu a Ásia e o instante em que se percebeu o tamanho do desastre passaram-se menos de cinco minutos. Cinco horas depois já estavam mobilizados voluntários de dezenas de países, levando toneladas de alimentos, milhões de dólares e o sentimento do Mundo para aquele pedaço da tragédia(5).

É a dor despertando o AMOR. Os povos se uniram em torno de um único objetivo: a ajuda ao próximo, a CARIDADE.

Os que desencarnaram tiveram seus processos reencarnatórios concluídos, partindo para vôos mais altos rumo à evolução. Alguns dos que sobreviveram á tragédia talvez tenham mudado sua visão sobre a vida, outros continuarão da mesma forma e outros se revoltarão. Tudo irá depender do nível de consciência e do livre-arbítrio de cada indivíduo(6).

Ensinamentos que o Espiritismo nos traz de uma forma tão ampla, atual e simples que podemos trazer também para o nosso dia-a-dia, pois eles são práticos.

Vejamos:

Quando passarmos por um momento de angústia, de dor, de dúvida tenhamos sempre fé e confiança em Deus, na sua infinita bondade e misericórdia. Tudo é para o nosso bem, para a nossa evolução, como pessoas e como Espíritos (mesmo que a princípio os fatos mostrem o contrário), pois Deus; a Vida nos dá o que precisamos e não o que pedimos.

Isso é Espiritismo; uma Doutrina que nos traz maravilhosas ferramentas para nos auto-conhecermos(7) e nos conhecendo possamos compreender um pouco melhor o nosso próximo e a Vida, tendo como princípio fundamental o AMAI-VOS e INSTRUÍ-VOS(8). Amar para tolerar, compreender e perdoar a nós e aos outros e instruir-nos para que saibamos usar o nosso livre-arbítrio da forma mais prudente, correta e coerente com os ensinamentos de JESUS.

Bibliografia:
1 - Livro dos Espíritos questão nº 13;
2 - Livro dos Espíritos questão nº 258;
3 - Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap.5, item 3;
4 - Livro dos Espíritos questões nº 737 a 741;
5 - Jornal Folha de São Paulo do dia 29/11/2004; artigo escrito por Elio Gaspari;
6 - Livro dos Espíritos questão nº 843
7 - Livro dos Espíritos questão nº 919;
8 - Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap.6, item 5

*Mario Paulo Ventura Rodrigues é estudante da Doutrina Espírita, tendo freqüentado diversas casas espíritas na cidade de São Paulo. É colaborador do site www.espiritismoemdebate.com.br

Direitos Solidários - Permitida a reprodução desde que citada a fonte - Espiritismo em Debate®


<<< Voltar para a página artigos